terça-feira, 29 de maio de 2007

Não confunda Pepino com Abóbora D'agua (apesar de serem bem parecidos - Não acha?)

Josemar Gimenez, diretor do jornal Estado de Minas e também do Correio Braziliense esteve na universidade Fumec, no dia 22 de maio, onde deu uma palestra para os alunos de comunicação social. Ao ser perguntado, pela estudante de jornalismo Débora Drumond (7º período), como o jornal Estado de Minas se defende em relação a esse senso comum de que a imprensa, principalmente o Estado de Minas (evidenciou a futura jornalista), é filtrado pelo Governo do Estado. o palestrante respondeu:
"Quando você fala 'principalmente', é porque ele é lider; porque na verdade ele faz muito mais que os outros. E eu acho que há uma confusão entre defender Minas Gerais e os interesses de Minas, e ser atrelado a esse ou àquele candidato. Se aquilo for bom para Minas, o Estado de Minas defende, independente de posições ideológicas. Nós não defendemos o governo Aécio de forma alguma. Entendemos até - e eu estou falando aqui como uma questão pessoal minha - (desculpem-me o parênteses, mas é que esse trecho é de uma redundância esplêndida, ao mesmo tempo que consegue ser contraditório - "pessoal minha", que evidentemente não poderia ser sua nem nossa, porém o verbo continua na primeira pessoa do plural. "Entendemos". Me desculpem de verdade. Continuemos. digo, Continuarei. Afinal, somente eu, em minha única e exclusiva pessoa que vos edita esta fala), entendemos até que ele (Aécio Neves) tem um governo razoável. Então não podemos fazer um 'bate estaca' em cima do Aécio, em cima de futrica e fofoca, se o cara tem 90% de aprovação. Mas isso não é um problema do Estado de Minas, é um problema dele(...)"
Em breve: Mais trechos da palestra e comentários à respeito.

Ui! Que PEPINÃO, geeeeennnte!

O PRIMEIRO PROJETO DE CLODOVIL É DECORAR O GABINETE E PENDURAR UM BRASÂO DA REPÚBLICA (bem grande diga-se de passagem) NA PAREDE.
" 'O que é isso? O que são essas siglas meu bem?', responde o estilista parlamentar, cercado por microfones, quando um repórter lhe pergunta o que acha do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento ). Questionado sobre suas prioridades, Clô informa que, por enquanto, seu grande projeto é 'decorar o gabinete'. 'Você vai tomar um susto com a minha sala. Vai ser toda verde-e-amarela, com um brasão da República pendurado na parede', confidencia para o repórter Paulo Sampaio, da Folha de S.Paulo, enviado a Brasília com a missão de registrar os bastidores."
(Revista IMPRENSA - Ano 20 - Nº221 - março 2007)
Deixarei os comentários para vocês...

terça-feira, 8 de maio de 2007

STOP: O Brasil parou ou foi o Papamóvel?


Doces, sopa de palmito, nhoque de mandioca, bolo de fubá, bolo de banana, pão de nozes. 15 tipos de vinho. Lençóis com o mais fino Algodão do Egito. Xícara personalizada banhada a ouro. Colcha, toalhas, fronha, pratos e objetos únicos confeccionados com exclusividade e cuidado. Todos com o emblema do Vaticano.

Ambulância de suporte avançado (tipo UTI móvel) 24 horas por dia á disposição. Isolamento de todo o andar da terapia intensiva do Hospital Santa Catarina. Reserva de uma suíte da UTI cardiológica. Helicóptero Águia número 2 da PM à disposição(HB 350 em versão aeromédica) ->sabe-se lá o que isso quer dizer.

Ah! Que isso? Não se espante. Ainda tem mais. (Sem contar o que não foi divulgado). Mas vamos nessa.

O Palácio dos Bandeirantes, onde Lula receberá o líder da Igreja Católica por pouco mais de 1 horinha (Mísera 1 horinha e pouquinho) foi assim decorado: com uma mesa redonda no centro, obras de Tarsila do Amaral e Portinari, arranjo amarelo, tapete persa laranja medindo um pouco mais de 4 metros. O Papa sentará em cadeiras de madeira maciça pertencente ao acervo cultural paulista com o símbolo da República. (oooooooohhhhhhhh!!!)

Em volta do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, três avenidas federais (prolongamentos da BR-488) recebeu novo asfalto. Obra de R$ 2 milhões. Calçadas ampliadas. Nova pista paralela à Via Dutra. Vinte e uma ruas do centro pavimentadas. Substituição das lâmpadas de mercúrio por luminárias a vapor. Instalação de postos de saúde. O esquema de segurança contará com um contingente de 5 mil pessoas. Para garantir o abastecimento de água, a Secretaria de Saneamento e Energia do estado de São Paulo assinou convênio com a prefeitura de Aparecida para construção de um novo reservatório.

“Quando fores convidado às bodas, não te sentes no primeiro lugar, pois pode ser que seja convidada outra pessoa de mais consideração do que tu, e vindo o que te convidou, te diga: Cede o lugar a este. Terias então a confusão de dever ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, passa mais para cima. Então serás honrado na presença de todos os convivas. Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado.” (Lucas14:8 a 11)

(Que seja feita Vossa vontade!) Enfim...

Entre valores municipais, estaduais e federais a cidade de Aparecida deve ter recebido investimentos que ultrapassam os R$ 6 milhões.

Não dá para compreender como um senhor encarregado de pregar a fé cristã e os ensinamentos de Cristos pode ser tão contrário a si. Como aceitar que um país com uma das maiores taxas de miséria do mundo movimente tal quantia para satisfazer caprichos de um homem?

“Dizia igualmente ao que o tinha convidado: Quando deres alguma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem os parentes, nem os vizinhos ricos. Porque, por sua vez, eles te convidarão e assim te retribuirão. Mas, quando deres uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Serás feliz porque eles não têm com que te retribuir, mas ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos.” (Lucas 14:12 a 14)

Para terminar, a Polícia Federal ficou encarregada de afastar da Sé e dos locais por onde Bento XVI passar, todos os moradores de rua. Ah gente! Mas é por pouco tempo.

“O sal é uma coisa boa, mas se ele perder o seu sabor, com que o recuperará? Não servirá nem para a terra nem para adubo, mas lançar-se-á fora.” (Lucas 14:34 e 35)

Devemos fazer com que nossas atitudes e valores tenham o mesmo efeito que o sal tem para a comida: preservar o sabor. Ou assim, por fatos tal como este descrito. Comeremos muitos pepinos sem sal.
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo.

Papa Bento XVI consolida a Indústria da Fé

“Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas. Fez ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas. Disse aos que vendiam as pombas: Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes.” ( João 2:13 a João 2:16 )

As Escrituras não atestam legitimidade ao papado e nem mesmo é “papa” um título de origem divina. E está lá na Bíblia documentado em Mateus 16,18: “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. O que também não quer dizer que Pedro seria o chefe universal da Igreja e tão pouco o Papa o seu sucessor. Mas em um processo histórico surgiu o papado e a figura de um representante máximo de Cristo na Terra.


E a nossa pátria amada se prepara para receber no dia 9 desse mês (meu Deus! Daqui há 2 dias) o Papa alemão.

De prontidão a imprensa trabalha. Anuncia os preparativos e movimentações advindas da visita de “Joseph Ratzinger”. E lê-se:

“Chaveiro com foto do Papa está entre os artigos religiosos mais vendidos”
“O campeão de vendas é o CD ‘bendito que vem em nome do Senhor’, gravado especialmente para a visita do Pontifície ao Brasil.”
“Vinda do Papa eleva vendas de itens religiosos”
“Lojas de Aparecida vendem miniaturas de Bento XVI”

E ouço repetidas vezes se debater na minha cabeça. E ouso repetir: “Não façais da casa de meu pai uma casa de negociante”, “Não façais da casa de meu pai uma casa de negociante”, “Não façais da casa de meu pai uma casa de negociante”...

Porém, eis que está edificada a “Indústria da Fé” no maior país católico do mundo. E consolidada agora. Neste momento já descrito.

Que seja bem vinda a restauração da fé trazida por Bento XVI.

sábado, 5 de maio de 2007

A Idéia de um Pepino



Resolvi montar um blog. (grande pausa). O que vou escrever nele? Não quero um diário. Não quero confete ( explicando: alguém que elogie e apóie minhas idéias). Quero provocar discussões e alfinetar opiniões. Quero um espaço onde posso publicar informações relevantes. Versões diferenciadas de fatos em voga. Criticar. Ironizar. Informar. Ouquei. Vamos ver onde isso vai dar.

Primeiro passo: URL. “picles”. Já existe. Então “piclespicles”. Eu como picles. Mas não sou amante de picles. Você gosta de picles? Tudo bem. Também não interessa.

Segundo passo: nome. O que é um Picles? Conserva de legume em vinagre que devido aos dois míseros pedaços dentro do Big Mac nos leva logo a pensar em pepino. Conserva de Pepinos.

Terceiro passo: mostrar a cara do blog para alguém. Mostrei. “Aquele blogspot parece ser melhor”. Ok ok. Vou verificar. Gostei. Lá vamos nós de novo. URL: piclespicles. Nome: Conserva de Pepinos. Primeira crítica. “É. Você também não vai bem de nome não.” Acho que vou precisar explicar. “Menina, eu preciso te contar um pepino”. “Putz. Peguei um pepino em forma de projeto hoje”. “Xiiii. Rendeu um pepino danado aquele assunto.” Entendeu?

E é aqui que iremos descascar, destrinchar, servir e conservar todos os pepinos plantados, colhidos e espalhados por aí.

Sirva-se á vontade. Consuma da maneira que melhor lhe convir.


quarta-feira, 2 de maio de 2007

teste 1